projetos-3

 

 


IMPORTÂNCIA

O ENTN – Encontro Nacional de Técnicos de Natação reúne centenas de profissionais para promoverem ideias, discutir pontos que são de grande interesse da área educacional da Educação Física além de aumentarem sua rede social, tornando viável projetos que há 10 anos atrás seriam inalcançáveis.

Em 2016, o ENTN passou a integrar o INSTITUTO LEONARDO DE DEUS e segue firme no seu propósito.

ld-sports-encontro-nacional-de-tecnicos

HISTÓRICO

O ENTN – Encontro Nacional de Técnicos de Natação nasceu em 2006, por mérito dos professores Alexandre Indiani e Paulo Scagliarini. Antes de se tornar nacional o Encontro de Técnicos de Natação era um evento voltado para o estado de São Paulo. A evolução foi natural, graças ao interesse e envolvimento de diversos técnicos de outros estados, bem como pelo programa diversificado.

Todas as edições do ENTN foram realizadas na cidade de Indaiatuba, cidade localizada a 30 km de Campinas e 90 km de São Paulo. A cidade é conhecida pela qualidade de vida e sempre demonstrou interesse em abrigar o evento, além de proporcionar um clima amistoso e familiar a todos os participantes. Em 2011, o evento contou com a adição do Prof. Rogério Nocentini (Mixirica). Em 2012 e 2013, com a pretensão de se popularizar o evento entre a comunidade científica, além dos professores e atuais estudantes de Educação Física e numa parceria inédita com a faculdade FMU de São Paulo, o evento foi transferido para a capital. Em 2014, a Academia Competition, uma das mais prestigiadas e conhecidas academias de São Paulo, recebeu a nona edição passou a hospedar o importante evento até 2017.

CONTEÚDO TÉCNICO

Desde 2005 foram 76 palestrantes de diferentes áreas de atuação e localidades. Dessa forma, o ENTN mantém uma diversidade nas discussões técnicas do esporte, além de propor sempre novos horizontes e ideias à disposição de outros educadores esportivos. Experiência e iniciação caminham juntas para assegurar a melhor preparação possível dos profissionais da natação. Vale recordar que algumas das palestras e temas foram sugeridos pelos próprios participantes, tornando o evento mais próximo do que os profissionais pretendem alcançar em termos de conhecimento e experiência.

Na edição 2009 do encontro foi lançada oficialmente a criação da ANTN – Associação Nacional de Técnicos de Natação, com o objetivo de ajudar a categoria de profissionais de natação centralizando informações e defender aspectos estritamente técnicos em decisões nos clubes, federações e na CBDA – Confederação de Desportos Aquático.

Após 11 anos o Encontro Nacional de Técnicos de Natação passou a integrar ao INSTITUTO LEONARDO DE DEUS e se tornou um evento anual obrigatório para a natação brasileira e espera sempre a colaboração e apoio de todos e em especial a participação dos futuros dos técnicos de natação.