projetos-3

 

 


Fundado em 1997, o PROJETO ESCOLA DE SUF MORRO DO CARECA o foi o pioneiro e que deu origem ao INSTITUTO LEONARDO DE DEUS.

O Projeto Social Escola de Surf Morro do Careca realiza um trabalho socioeducativo/recreativo destinado a desenvolver nas crianças conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para o esporte e a cidadania.

O projeto tem seu funcionamento em dias na semana no contraturno escolar. Atualmente atende 25 crianças da comunidade do Bairro de Ponta Negra e conta com uma equipe de profissionais que atende as crianças com 1 prof. de educação física, 1 especialista em surf, 1 nutricionista e 3 agentes administrativos, e atuam como voluntários na gestão do projeto.

 ld-sports-escola-de-surf-morro-do-careca

 

IMPORTÂNCIA 

O Projeto Social/Esportivo Escola de Surf Morro do Careca, é uma iniciativa educacional disciplinar esportiva necessário direcionado às crianças e adolescentes da Comunidade do bairro da Vila de Ponta Negra.

A proposta é apresentar às crianças o exercício de valores para uma sociedade com mais igualdade, além da prática da cidadania e da inclusão social através da prática esportiva do Surf, onde praticam a sociabilização, assumem uma mudança de comportamento além de afirmação de novas atitudes, passam ser formadores de opiniões os tornando verdadeiros agentes da sociedade e campeões no esporte e na vida. 

HISTÓRICO

O projeto é um sonho do seu idealizador – Jorge Henrique dos Prazeres, iniciado em 1997. Devido dificuldades de infraestrutura foi interrompido, temporariamente, e 1999 e reativado em 2015. O projeto já produziu bons frutos tendo o Lucas Pires e Emanuel Tobias se tornado atletas que ascenderam à categoria Nacional do Surf, e atualmente muito bem representam o Estado do Rio Grande do Norte.

Em 2016, passou a integrar o INSTITUTO LEONARDO DE DEUS e segue firme no seu propósito.

OBJETIVOS E METAS

Beneficiar crianças/adolescentes e suas famílias da Comunidade da Praia de Ponta Negra e entorno, que por meio do esporte busca incentivar a educação e redução da Evasão Escolar, além da melhoria das condições de saúde e higiene das crianças do projeto.

O Projeto é desenvolvido por meio de aulas teóricas e práticas de Surf visando essencialmente:

  • Formar bons cidadãos e bons atletas;
  • Promover aulas teóricas e práticas de surf;
  • Incluir socialmente os alunos por meio do esporte;
  • Desenvolver atividades extracurriculares (atividades lúdicas e recreativas, aulas de educação ambiental, apoio pedagógico entre outros temas).
  • Incentivar o trabalho em equipe;
  • Apresentar os valores da disciplina;
  • Evitar a evasão escolar;
  • Descobrir talentos; e
  • Agregar valores de uma sociedade inclusiva e justa.

CRITÉRIOS E PLANO DE AÇÃO 

O público alvo são crianças e adolescentes, de preferência residentes no bairro de Ponta Negra ou entorno, com idade entre 5 e 15 anos, e também de um integrante da família como responsável (maior de idade).

Para integrar o projeto a criança ou adolescente deve estar devidamente matriculado, de preferência, em uma escola da rede pública de ensino, onde o mesmo deverá apresentar bom comportamento dentro e fora da escola, bem como um bom desempenho escolar, para garantir sua permanência no projeto, que funciona na praia de Ponta Negra Natal/RN, na Avenida Erivan França e frente ao Hotel Aquário, todas as terças, quintas e sábados, nos horários das 09:00 às 11:30 e das 14:00 ás 16:30.

Além das aulas teóricas e práticas, a cada dois meses é realizado um tipo de surf treino/competição para que os integrantes do projeto possam compreender a dinâmica, como funciona e possam se familiarizar com o ambiente de competição, além de a Escola analisar o rendimento e a sua aprendizagem.  

Nenhum aprendizado se torna sabedoria se não pudermos passa-los a alguém”

Autor desconhecido

gota-2Detalhes do Projeto