Leonardo de Deus no topo da natação mundial

Escalada de vitórias | Foto: LD Sports
Escalada de vitórias | Foto: LD Sports

Matéria saiu na Mormaii

Leonardo de Deus segue focado no caminho da alta performance para participar do Pan Pacific Championships, na Austrália, em agosto.

Há 2 meses da competição mais importante do ano em provas olímpicas, Leo embarc​ou na para Flagstaff, no Arizona (EUA), para 21 dias de treinamento em altitude com a seleção brasileira.

O objetivo principal é potencializar a capacidade física e fisiológica…

“O treinamento em altitude é essencial para o trabalho na natação, principalmente para atletas de provas de fundo e meio-fundo, pois conseguimos sentir a diferença na hora que estamos nadando.

Sem contar que quando estamos nestes grandes centros especializados, ficamos mais concentrados e ainda temos equipamentos, softwares e aparelhos de avaliação que contribuem muito para melhorar a técnica”, afirma o atleta.

A importância deste tipo de preparação influencia diretamente na fisiologia do nadador, uma vez que quando em altitude, com pouco oxigênio, o corpo se encontra em situação adversa e precisa se adaptar.

Nesse caso, o organismo aumenta a produção de hemoglobina rapidamente, a qual transporta oxigênio pelo corpo, combustível para o funcionamento do músculo.

Quando retorna ao nível do mar, ele melhora a capacidade pulmonar e, consequentemente, sua resistência, pois o organismo ficará mais “abastecido” de glóbulos vermelhos, o que auxilia no desempenho fisiológico.

“Faz parte da vida de qualquer atleta de alto rendimento este tipo de trabalho e estou preparado para subir a montanha”, completa.

Visando as Olimpíadas do Rio 2016, Leo de Deus procura manter uma ótima regularidade em suas provas, e, atualmente, é o sexto colocado dos 200m borboleta no Ranking Mundial da Fina (Federação Internacional de Natação).

Com o treinamento na altitude de Flagstaff, Leo pretende escalar ainda mais posições em busca do topo do ranking internacional.

About the Author

By leogdeus / Administrator on Jul 07, 2014

No Comments

Leave a Reply