O que é o Panpacífico de Natação

australia-map-1400px

Preocupados em manter o alto nível competitivo no calendário aquático nos anos onde não ocorrem Olimpíadas e também Mundiais,  desde 1985, CanadáEstados UnidosAustrália e Japão se juntaram para disputar a competição de natação em piscina olímpica (50 metros), que por força do calendário passou a ser de 4 em 4 anos.

A ideia inicial, seria a participação dos os países da costa do Pacífico que deu orígem ao seu nome. Porém, tem sido aberta para outros países, não-europeus, convidados. Depois dos Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Campeonatos da Europa ela é a competição mais forte do calendário da natação mundial em piscina olímpica.

Apesar de ter índices fortíssimos, uma característica diferente e motivante da competição é que os países podem inscrever quantos atletas quiserem para nadar as eliminatórias porém, somente no máximo dois nadadores por país nadam as semifinais e finais “A”.

Tendo atingido os fortes índices nos 200m borboleta para disputar o Panpac, depois do Maria Lenk foram 4 meses de dedicação exclusiva, treinamento forte e muita concentração para o Leo. Lá no Aquatic Centre, em Gold Coast, estarão na piscina os 7 dos top 10 do ranking mundial desta prova em 2014, entre eles o campeão Olímpico 2012, Chad Le Clos, o campeão mundial, Daya Seto e outras feras. A princípio, Leo também vai nadar os 200m costas e os 400m livre.

Este será o seu segundo  Panpacífico pois, no primeiro, em Irvine-EUA 2010, foi o vencedor da final “B” na prova dos 200m borboleta,  com o tempo de 1m56s 86.

” A confiança no resultado positivo é fruto de um trabalho multidisciplinar bastante complexo, envolvendo fisiologia, psicologia, nutrição, biomecânica, piscina e preparação física, e o mais importante é que deve ser de maneira interdisciplinar”, diz Leo. Atualmente ele está com o 9º tempo do mundo nos 200m borboleta, 1m56s21, e se mantem entre os 10 desde o Troféu Maria Lenk disputado em abril, e agora vai buscar seu melhor resultado no ano. DSC_0054

O Pan Pacific, que integra o ciclo olímpico RIO2016, acontecerá dos dias 21 a 25 de agosto (considerando o horário de Brasília), no Aquatic Centre, em Gold Coast – Austrália.

A seleção brasileira absoluta de natação embarcou de São Paulo na madrugada de domingo, 10/08, e após quase 28 horas de voo chegou a pouco em Melbourne onde pernoitará e segue amanhã para Gold Coast. A equipe viajou com 10 dias de antecedência considerando o período de aclimatação, para conhecer melhor a piscina, se acostumar com a comida e ao fuso horário de 13 horas a mais, em relação ao de Brasília.

DSC_0119

Dentro em breve, fotos e notícias estarão disponibilizadas aqui no blog (Flirk), que terá um correspondente exclusivo trazendo todas as novidades das provas e torcida.

Vamos Leo, vamos Brasil.

Pela equipe LD Sports.

About the Author

By leogdeus / Administrator on Ago 11, 2014

No Comments

Leave a Reply