POLINDO PARA COPA DO MUNDO


O momento que realmente deixa qualquer atleta e técnico com perguntas e dúvidas é a fase pré-competitiva: O polimento.
Estudos definem: “O polimento é um termo que consiste na redução gradativa da intensidade de treinamento, tendo como objetivo descansar o nadador para a competição principal.”

No psicológico acreditar que nadaremos mais rápido para que o polimento tenha efeito. E como manter tudo que foi planejado no momento da competição? E como iremos estender o trabalho para as competições seguintes?

Esta é, e sempre foi a grande questão dos técnicos, pois depende de muitas variáveis, dentre elas, na minha opinião, a nossa interação com o técnico.
Neste momento, ele tem que estar muito atento à adequação do volume, intensidade, descanso, alimentação e pré-disposição competitiva de nós atletas.

O que penso sobre o polimento? É muito importante o técnico conhecer bem o atleta, e neste momento, ter uma conversa franca e direta (o papo reto) é fundamental; descansar, porém ficar atento à manutenção da qualidade do nosso treinamento e procurar sentir-se bem; trabalhar sempre o psicológico, mentalizando a competição; o polimento é individual, pois cada atleta é único. Uns descansam mais, outros menos. Identificar isso, também é uma arte, e neste momento, a atenção do técnico é muito importante; beber água e manter a alimentação balanceada é fundamental e manter a preparação física fora d’água e a confiança no que foi trabalhado, no técnico e principalmente em nós mesmos.

Resumindo, aqueles que estão polindo é acreditar, nadar e se sentir bem.

Rumo à Copa do Mundo.

Leo de Deus

About the Author

By leogdeus / Administrator on Set 03, 2010

Comment (1)

  • " Não faça pequenos planos; eles não têm mágica para agitar o sangue dos homens. Faça grandes planos, mire alto com confiança e trabalhe."( Daniel H. Burnham )Boa Sorte Rapaz…

Leave a Reply