Artigo: Uso de Suplementos Alimentares por Atletas da Natação

DSC_0194

E aí gente,

Hoje a o dia está sendo pesado no treinamento, mas tive uma das melhores notícias para começar a semana bem.

Minha nutricionista Jeane Elizabeth, teve um artigo publicado na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. O trabalho que ela desenvolveu com as colegas, Mariana Lautenberg e Mariana Lindenberg, para o Trabalho de Conclusão de Curso foi sobre o “Uso de Suplementos Alimentares por Atletas da Natação”.

Parabéns!! Estou orgulhoso de ser seu atleta e de ver a profissional de excelência que você está se tornando.

 

Boa leitura!!

 

Leo de Deus

———————-

Uso de Suplementos Alimentares por Atletas da Natação

Clique aqui para ter acesso ao artigo completo!

 

Os suplementos alimentares são amplamente conhecidos por atletas e muitas vezes são utilizados, ainda que sem orientação de nutricionista, sem o conhecimento exato do funcionamento e dos benefícios da substância, a fim de melhorar o desempenho no esporte.

Objetivo: Avaliar o uso de suplementos alimentares por atletas de natação. Materiais e Métodos: Realizou-se uma pesquisa descritiva, de campo e com abordagem quantitativa da qual participaram 56 atletas das equipes juvenil e júnior de natação de três grandes clubes da cidade de São Paulo. Foi respondido questionário sobre os hábitos relacionados ao uso de suplementos. Os resultados foram agrupados por categoria, onde: categoria A – juvenil (15 e 16 anos) e categoria B – júnior (17,18 e 19 anos). Discussão: A quase totalidade dos atletas faz uso de suplementos, 95% na categoria A e 100% na categoria B. O tempo de uso prevalecente é de três anos ou mais. Quanto aos objetivos, destaca-se aumentar o desempenho no esporte, 68% categoria A e 78% categoria B. Resultados: Os suplementos mais utilizados são carboidratos, proteínas, BCAA, vitaminas e minerais e creatina. Os suplementos menos utilizados são a glutamina e termogênicos. A prescrição é orientada na maior parte por nutricionistas, cerca de 80%, apesar de haver um percentual significativo de prescrições médicas.

Conclusão: Na grande maioria os atletas entrevistados usam suplementos e consideram importante que essa orientação seja feita por profissional de nutrição.

 

 

About the Author

By leogdeus / Administrator on Mai 18, 2015

No Comments

Leave a Reply